Sua empreiteira aceitou um contrato com prazo apertado e orçamento limitado, mas, no meio da obra, surgiram dificuldades imprevistas, tais como aumento no custo dos materiais, por exemplo. O cliente, por sua vez, exige a conclusão da obra e, a sua equipe, já estar exausta. Os custos e a operação, por causa desses eventos, se tornam insustentáveis. E agora, o que fazer?
Situação semelhante, recentemente, ocorreu com um de nossos clientes que atua com obras pesadas e, por isso, resolvemos esclarecer algumas questões sobre o tema com o intuito de ajudar quem, em algum momento, precisa lidar com este tipo de evento.
Quais são as responsabilidades da empreiteira quanto à qualidade da obra?
A empreiteira (Se entende o construtor, o profissional liberal ou quem tem obrigação de realizar e comercializar a obra) é responsável pela solidez e segurança da obra por até 5 anos após a entrega, conforme o art. 618 do Código Civil.
Se houver defeitos na obra, quem deve ser responsabilizado?
Se os defeitos forem atribuíveis à execução da empreitada, a empreiteira é diretamente responsável. Contudo, se o dono da obra fornecer materiais de má qualidade, ele assume a responsabilidade (art. 611, CC), mas essa regra não se aplica ao empreiteiro que assume a obrigação de fornecer os materiais
A empreiteira pode fazer alterações no projeto sem autorização?
Não. Qualquer alteração deve ser previamente aprovada e formalizada, sob pena de perda de direito ao aumento de preço (art. 619, CC).
O que a empreiteira pode fazer em caso de dificuldades imprevistas?
Se as dificuldades tornarem a execução excessivamente onerosa, a empreiteira pode solicitar a revisão do contrato ou a suspensão da obra (art. 625, CC).
Quais são os direitos da empreiteira se o cliente suspender a obra?
A empreiteira tem direito ao pagamento pelos serviços já realizados e a uma indenização pela suspensão injustificada da obra (art. 623, CC).
A morte do dono da obra extingue o contrato?
Não. O contrato permanece vigente. Só nos casos em que as qualidades pessoais do empreiteiro forem essenciais para sua execução da obra, é que ocorre a extinção do contrato (art. 626, CC).
Quem é responsável pelo fornecimento dos materiais?
Se o contrato for de empreitada mista, a empreiteira é responsável pelo fornecimento e qualidade dos materiais, até a entrega da obra (art. 611, CC).
O cliente pode não aceitar a obra entregue?
O cliente tem o direito de recusar a obra se esta não atender às especificações, ou pode aceitá-la com abatimento no preço (art. 615, CC).
A empreiteira pode suspender a obra por falta de pagamento?
Sim. A falta de pagamento é considerada culpa do cliente e justifica a paralisação da obra (art. 625, CC).
Como as empreiteiras podem se prevenir de litígios?
Contar com uma assessoria jurídica especializada, capaz de ajudar você como o parceiro estratégico, é o primeiro passo para promover o crescimento sustentável do seu negócio e evitar prejuízos.
Somos uma advocacia Full Legal Assistance altamente especializada em direito privado, contratos e responsabilidade civil, com o DNA voltado para quem precisa de resultados ágeis e seguros através de um approach personalizado, moderno e transparente, sem burocracia.